Notícias

Notícias sobre as atividades recentes da instituição em vários campos da saúde e matérias selecionadas do portal, que destacam ações recentes e o reconhecimento da Fiocruz como referência nas diversas áreas da pesquisa, produção, formação e difusão científica.

Exibindo 1 - 10 de 163 resultados encontrados
Construído entre 1905 e 1918, o Castelo da Fiocruz é um símbolo da ciência e da saúde nacionais. Mesmo à distância, é possível realizar um passeio virtual de 360º por suas instalações e ter acesso a diversos conteúdos relacionados a essa edificação histórica. Clique e visite o castelo!
A partir desta semana (3/2), o Brasil ganhará um reforço de peso na resposta nacional a uma possível introdução do novo coronavírus (2019-nCoV) no país. Juntamente com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS), especialistas do Laboratório de Vírus Respiratório e do Sarampo do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), que atua como Centro de Referência Nacional em Vírus Respiratórios para o Ministério da Saúde, promoveram a capacitação de profissionais do Instituto Evandro Chagas e do Instituto Adolfo Lutz para o diagnóstico laboratorial do patógeno.
A animação Carlos Chagas, que apresenta os caminhos percorridos pelo cientista até a descoberta da doença de Chagas, acaba de ganhar uma versão em inglês. Disponível online, o episódio integra a série Ciência em Gotas, iniciativa da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) que apresenta a trajetória de cientistas brasileiros com relevante atuação no campo da saúde pública e do meio ambiente. O original, em português, foi lançado em 2016.
A Fiocruz promoveu, nesta segunda-feira (16/3), a sua Aula Inaugural de 2020. O evento teve como destaque a conferência Saúde pública na Era do Desenvolvimento Sustentável, do economista americano Jeffrey D. Sachs, da Universidade Columbia. A palestra, que foi transmitida ao vivo dos Estados Unidos e contou com a mediação da presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima, não teve público presencial, devido às medidas de prevenção e contenção da pandemia do novo coronavírus. O público acompanhou via internet.
Bio-Manguinhos vem trabalhando em um novo projeto para diagnóstico molecular de doenças infecciosas. Após o êxito do Kit NAT, o instituto busca equipar os laboratórios centrais de saúde pública e os de referência, ligados aos estados, com equipamentos capazes de fazer tal diagnostico, considerado mais preciso e específico.
Em setembro de 1918, quando os primeiros casos de gripe espanhola foram identificados no Rio de Janeiro, a cidade tinha mais de 910 mil habitantes. Um mês depois, 66% da população já havia adoecido e os hospitais e repartições de saúde do estado encontravam-se em situação precária. Para auxiliar o atendimento dos quase seiscentos mil cariocas acometidos pela enfermidade, diversas instituições filantrópicas iniciaram atividades para tratar os doentes. Fundado pelo médico Arthur Moncorvo Filho em 24 de março de 1899, o Instituto de Proteção e Assistência à Infância (Ipai) foi uma delas.
Após a confirmação do primeiro caso do novo coronavírus (Covid-19) no Brasil, a Presidência da Fiocruz realizou uma reunião extraordinária nesta quinta-feira (27/2). No encontro, foram discutidas estratégias adicionais nas áreas de diagnóstico laboratorial, desenvolvimento tecnológico, produção e cooperação internacional no enfrentamento do Covid-19.
O Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, e o líder do WMP no Brasil e pesquisador da Fiocruz, Luciano Moreira, assinaram nesta segunda-feira (17/2), junto com o governador do Estado do Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, um termo de cooperação para implementação do Método Wolbachia em Campo Grande (MS). A assinatura ocorreu na abertura do Encontro Estadual de Vigilância em Saúde: Integração, Vigilância e Atenção Primária, evento promovido pela Secretaria Estadual de Saúde de Mato Grosso do Sul.