Presidente da Fiocruz recebe título honoris causa da UFRJ

Simone Kabarite

Nos 100 anos da primeira universidade federal do Brasil, comemorados dia 7/09, a presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima, recebeu o título honoris causa da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. A homenagem aconteceu no dia 8/09 e foi transmitida ao vivo no canal do Fórum de Ciência e Cultura (FCC) da UFRJ no YouTube. Além de Nísia, o sambista Noca da Portela foi homenageado, no evento Ciência e Cultura para Mudar o Brasil. Os dois receberam os títulos de doutor honoris causa e professora honoris causa, respectivamente, concedidos, em aprovação unânime, pelo Conselho Universitário (Consuni), órgão máximo da universidade.

A reitora da UFRJ, Denise Pires de Carvalho, parabenizou Nísia que, para ela,"é uma defensora da ciência e da democracia no nosso país, à frente dessa importante instituição de 120 anos, uma guerreira pela ciência e no enfrentamento à pandemia”.Na ocasião, a conselheira e professora Maria Cristina Miranda leu o parecer elaborado para outorga do título à Nísia, que ressalta a importância da homenagem “no contexto em que, diante do negacionismo, dos cortes de verba para a ciência e a tecnologia, das agressões aos cientistas e das ações sistemáticas para inviabilizar as medidas de prevenção e de enfrentamento à Covid-19, a professora Nísia Trindade, em nome da Fiocruz, assumiu a liderança e o protagonismo em prol da ciência e da saúde pública e assim, o lugar de voz pública que referencia a tomada de decisões em tempos em que o medo do exercício da liberdade de expressão recai sobre as instituições”.

A presidente da Fiocruz se declarou emocionada com a honraria e destacou parcerias com a UFRJ. "Estamos juntos nas pesquisas relacionadas a testes moleculares; em diferentes áreas do conhecimento; e em cursos compartilhados – desde a área biomédica ao campo da saúde da família, saúde coletiva, humanidades e economia da inovação. A universidade é absolutamente indispensável para pensar a complexidade da saúde e, a partir dessa complexidade, se dá a nossa colaboração”, afirmou.

 

Com informações de matéria do portal da Fiocruz - Coordenação de Comunicação Social - CCS