Museu da Vida cria alternativas para o público

Impossibilitados de realizar apresentações presenciais, para evitar aglomerações em função da pandemia pelo novo coronavírus, vários setores culturais tiveram que repensar novas maneiras de mostrar seus trabalhos e projetos. O Museu da Vida, espaço da unidade Casa de Oswaldo Cruz voltado para atividades educativas e culturais ligadas à ciência, passa por um processo de reinvenção.

Acostumadas a receber muitos visitantes diariamente, as equipes do Museu da Vida fizeram adequações para disponibilizar o vasto conteúdo desenvolvido pela unidade, que vai de exposições, oficinas, artigos a peças teatrais. As atividades presenciais que reuniam muitos grupos de escolas e famílias deram lugar a novas ações virtuais, elaboradas especialmente para o período. As redes sociais foram o caminho para a divulgação e para manter a interatividade com o público.

No canal do Museu da Vida no You Tube, o visitante poderá encontrar a série de vídeos e textos da nova seção Um Biólogo Responde e da peça teatral A vida de Galileu. Também entraram na programação lives temáticas semanais, formato que vem sendo muito adotado pela classe artística, a fim de manter o contato em tempo real com o público. Além de novas atividades em formato digital, o Museu vem investindo em novas formas de apresentar produtos já existentes. 

É o caso da exposição Castelo de Inspirações, atualmente montada no próprio castelo e que não pode ser visitada devido à pandemia. A equipe desenvolveu o passeio virtual da exposição, que não se limita a uma visita por vídeo tradicional. O percurso por onde o visitante é guiado é realizado por câmera em 3D, que possibilita o passeio por todo o local e a visualização dos detalhes arquitetônicos.

Fonte: COC