Fiocruz recebe homenagem de alunos de escola da rede estadual de ensino

Simone Kabarite

“Quando nascemos, recebemos diferentes missões. A sua é de salvar vidas. Obrigada por tudo, estamos com vocês”. Esses foram os dizeres escolhidos por Milena Bispo, aluna do segundo ano do ensino médio do curso Normal do Colégio Estadual José Veríssimo, em Magé, no Rio de Janeiro, para o cartão que criou para o aniversário de 120 anos da Fiocruz. O cartão é resultado de um trabalho realizado pela professora de História da escola, Mariana Damasco, com turmas do primeiro e do segundo ano do ensino médio sobre a Fundação Oswaldo Cruz. “O conteúdo escolar que eu estava trabalhando com os alunos era a Revolta da Vacina, que tem relação com Oswaldo Cruz e a história da instituição. Aproveitei o gancho que a Fiocruz completou 120 anos, e sugeri que os alunos produzissem cartões sobre a data”, afirmou.

Mariana fez contato, por meio do Fale Conosco do portal da Fiocruz, para compartilhar o desdobramento do trabalho desenvolvido pelos alunos. “A ideia foi discutir com eles a importância da Fiocruz para o desenvolvimento da ciência e da saúde pública no Brasil, exaltando seu papel pioneiro no combate a variadas doenças, em especial à pandemia de Covid-19”, relatou.
Com a pandemia, as aulas estão sendo realizadas à distância, de forma remota, o que, por si só, já é uma situação complexa, porque nem todos possuem computador ou celular próprio, como também acesso à internet. “Mesmo com as dificuldades impostas pelo momento, os alunos se esforçaram e fizeram cartões virtuais e até manuais para a Fundação”, afirma a professora Mariana, ex-aluna de Pós-Graduação da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz).

Para a estudante Milena, o objetivo do trabalho foi fazer uma homenagem aos 120 anos de atuação da Fiocruz e “mostrar o reconhecimento, o respeito, o carinho e o amor por tudo que os profissionais fazem e fizeram para a população, principalmente nesse momento”.
“No meu trabalho, eu quis homenagear os 120 anos de muita pesquisa na área de saúde e ciência, mas também agradecer a Fiocruz por sempre cuidar de todos nós com excelência. A Fiocruz foi importante pra nós no passado, está sendo nesse momento que estamos vivendo e será para as próximas pessoas da nossa família que estão por vir”, declarou a aluna do primeiro ano, Sara Melissa.

Os cartões se destacam pela criatividade - alguns foram elaborados manualmente com cartolina - bem como pelas mensagens positivas e emocionantes, como a da aluna do segundo ano, Luísa Molezom, que optou por escrever uma carta: “Parabenizo por ser uma instituição que continua de pé com muito vigor, sempre nos ajudando com suas várias pesquisas, como na criação de vacinas, melhorando o possível a nossa saúde. Com amor, Luísa”, finalizou. Confira os cartões na Galeria