Fiocruz recebe depoimentos pelo aniversário de 120 anos

Simone Kabarite (Hotsite Fiocruz 120 anos)

O aniversário de 120 anos da Fiocruz provocou um grande número de depoimentos de agradecimento de diversos setores da sociedade. Boa parte dessas manifestações de apoio foi impulsionada pela programação especial do Sindicato dos Servidores de Ciência, Tecnologia, Produção e Inovação em Saúde Pública (Asfoc-SN), alusiva ao Dia do Trabalho e aos 120 anos da instituição. A partir da mobilização dedicada à data, uma  verdadeira "onda" de homenagens à Fiocruz começou a chegar para a Asfoc.

Além de políticos e profissionais de diversas áreas, artistas de vários segmentos gravaram declarações de agradecimento, pela história e dedicação dos trabalhadores da Fiocruz para o avanço científico do Brasil. Paralelamente, a Assessoria Parlamentar (ASPAR) da Fiocruz Brasília realizou um trabalho de articulação junto a equipes de parlamentares, que tivessem interesse de gravar e enviar depoimentos sobre os 120 anos da Fiocruz. 

No dia  25 de maio, quando aconteceu o debate on line comemorativo à data, com a presidente Nísia Trindade Lima e representantes do governo, de instituições e da sociedade civil, a Fundação recebeu centenas de mensagens de apoio de espectadores, que interagiam simultaneamente no canal da Fiocruz no YouTube, plataforma de transmissão do evento. No Twitter, as citações ao marco dos 120 anos ganharam destaque de políticos, cientistas, profissionais da saúde e trabalhadores que manifestaram o orgulho de fazerem parte da história da instituição.