Notícias

Fiocruz inaugura nova Unidade de Apoio ao Diagnóstico da Covid-19

Simone Kabarite
10/08/2020

Localizada na sede da Fundação, em Manguinhos, Rio de Janeiro, a nova Unidade de Apoio ao Diagnóstico da Covid-19 foi inaugurada dia 10 de agosto, com a presença da presidente da Fiocruz, Nísia Trindade, do Ministro Interino da Saúde, General Eduardo Pazuello, de representantes do Comitê Gestor da iniciativa Todos Pela Saúde, bem como da Comissão externa do coronavírus na Câmara dos Deputados e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde – CONASEMS. Com capacidade para processar diariamente até 15 mil testes moleculares, a nova unidade está inserida na estratégia de apoio aos Laboratórios Centrais de Saúde Pública (Lacen) e ampliação da capacidade nacional de processamento de amostras.

A cerimônia foi conduzida pela assessora da Presidência, Inês Fernandes, que iniciou com pedido de um minuto de silêncio pelas vítimas da Covid-19. A Presidente Nisia destacou as ações da instituição para o enfrentamento da Covid-19 nas áreas de educação e pesquisa, “fundamentais neste momento que muitas perguntas ainda estão sem respostas frente a essa pandemia que aflige o mundo, com implicações sanitárias, sociais e econômicas que não são de curto prazo.“  A presidente agradeceu o importante apoio da inciativa Todos Pela Saúde e reforçou o compromisso da instituição com ações de saúde pública que contribuam para que o país supere esse quadro e possa caminhar no fortalecimento do Sistema Único de Saúde e da base cientifica e tecnológica nacional. “Nesse momento tão delicado, o nosso objetivo é contribuir e somar forças, reafirmando a missão da Fiocruz nos seus 120 anos”, afirmou.

A instalação ocupa uma área de aproximadamente 2,3 mil m2 e foi construída em pouco mais de dois meses. O Laboratório de Biologia Molecular, responsável pela realização de exames com a metodologia de PCR em tempo real, abriga equipamentos de alta tecnologia, com robôs que garantem rapidez e precisão de dados. A expectativa é que mais de 350 profissionais, incluindo biologistas e técnicos de laboratório capacitados, se revezem em três turnos de trabalho para processar as amostras que são encaminhadas pelo Ministério da Saúde. 

Conheça as instalações da nova Unidade de Apoio ao Diagnóstico da Covid-19 no tour virtual
 

Fotos: Leonardo Oliveira

Depoimentos

Galerias de fotos

Com 120 anos de existência, a história da Fiocruz é marcada por fatos grandiosos e relevantes para a ciência e saúde no Brasil. Mas também temos pequenas curiosidades a compartilhar, como o desenho que o próprio Oswaldo Cruz fez para o castelo e a foto que inspirou a estátua de Sérgio Arouca em frente ao Pavilhão Mourisco. Quer saber mais? Visite nossa galeria de curiosidades e celebre conosco os 120 anos da Fiocruz.